top of page
Buscar

Entendendo a reumatologia

Foto do escritor: Clínica ReumatoClínica Reumato

Atualizado: 10 de jan.

Por Dra. Ana Teresa Amoedo l CRM-BA:11237

Médica reumatologista e Diretora Médica da Clínica Reumato

Professora de Reumatologia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana)


A reumatologia é o ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do aparelho locomotor, ou seja, das doenças que afetam os ossos, músculos, ligamentos e tendões. Atualmente, são conhecidos mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Essas enfermidades normalmente não são contagiosas e podem ser tratadas. 

A reumatologia estuda a inflamação, que pode ocorrer virtualmente em qualquer parte do corpo, das mais diversas maneiras e pelas mais diferentes causas. Isso é particularmente verdadeiro quando se fala das doenças chamadas autoimunes, aquelas nas quais as células de defesa (sistema imunológico) atacam estruturas do próprio corpo, tendo como resultado a inflamação destas estruturas. Quando atingem o cérebro podem produzir quadros que lembram “derrames”, quando atingem a pele podem produzir as mais diferentes lesões, quando atingem as articulações levam às artrites. Fácil entender porque a reumatologia freqüentemente abrange doenças também vistas por outras áreas da medicina, notadamente a ortopedia e a neurologia, mas também a infectologia, a pneumologia, a gastrenterologia e tantas outras.

Além da autoimunidade, diversos outros mecanismos podem levar à inflamação: o uso repetido de um grupo muscular, por exemplo, pode levar a uma inflamação no tendão; uma hérnia de disco pode levar a compressão e inflamação em uma raiz nervosa; o desgaste pode levar a inflamação nas articulações; e assim por diante. Algumas doenças comumente tratadas pela reumatologia são: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite reumatoide, Fibromialgia, Osteoartrite (Artrose), Osteoporose, Gota e Pseudogota, Esclerose Sistêmica (Esclerodermia), Espondiloartropatias, Febre Reumática, Vasculites, entre outras.



"A reumatologia é considerada uma das mais desafiadoras áreas da medicina. Os diagnósticos quase sempre dependem de uma história clínica e exame físico bem feitos associados a diversos exames laboratoriais e de imagem".

Dra. Ana Teresa Amoedo (foto)


Para se qualificar como reumatologista, o profissional precisa possuir diploma em Medicina. Após essa etapa, o médico passa pela residência médica de Clínica Médica. Durante cerca de dois anos, o profissional recém-formado é assistido por uma equipe experiente na área até estar apto a trabalhar como clínico geral. Contudo, para ser tornar um profissional em reumatologia, o médico deverá cursar de dois a três anos de residência em reumatologia para estar apto para exercer a especialidade e submeter-se à prova de título de especialista em reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O reumatologista atua, principalmente, em consultórios particulares, hospitais, clínicas, academias e centros esportivos, além de prestar atendimento domiciliar. O profissional pode, ainda, trabalhar como pesquisador ou docente em faculdades.

As doenças reumáticas não afetam apenas os idosos, podendo atingir também crianças e jovens. Há alguns fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver doenças reumáticas: excesso de peso, herança genética, traumatismos, sedentarismo e distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. Os sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia. Se o paciente apresenta alguns destes sintomas, deve procurar a ajuda de um médico reumatologista.

Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível possuir uma melhor qualidade de vida e diminuir os riscos de incapacidade física.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page